quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Quem é você na era das comunicações?

É inegável que as redes sociais vieram para trazer consigo um estreitamento maior na interação das pessoas. Não sou daqueles que carregam um olhar negativo para as ferramentas de comunicação virtual com a ótica nostálgica de que bom mesmo era no tempo em que se usava telefone a manivela ou então, da época em que nem se tinha comunicação virtual alguma, sem tv, telefone, telex, telegrama e código morse. Fui longe heim….

Gosto de tecnologias e sempre fui fascinado com a capacidade do homem recriar maneiras de tornar a vida mais interessante e prática. Assim é no universo do entretenimento, no campo da saúde, nas atividades práticas do lar e trabalho, bem como em diversas outras áreas.

Como diz meu sábio avô, hoje com 93 anos de idade, "Que coisa mais medonha essa tecnologia de hoje!

Também acho!

A própria internet se configura como num destes avanços tecnológicos notáveis. O mundo hoje, quase  pode ser dividido entre a era Pré-Internet e Pós-Internet.  Na era “internetiana”, negócios são fechados, contas são pagas pela rede, contratos são acordados, notícias são enviadas para qualquer lugar e de qualquer lugar, compras são realizadas e até novos amores e paixões tem surgido com este novo meio de comunicação, para controvérsia de alguns.

Acho notável o avanço da ciência e tecnologia. O holograma, onde você pode projetar uma imagem qualquer em 3D, inclusive a sua, via internet e interagir com qualquer pessoa, já é uma realidade.

Agora, como tudo na vida, onde o equilíbrio é sempre bem vindo e os excessos não são saudáveis, o mergulho nas ferramentas de comunicação virtual não fogem à postura do bom senso quanto ao seu uso.

Papo moralista?
Não!

Ou você ainda não encontrou alguém capaz de abrir mão de um encontro real por um virtual?

Ainda não conheçeu alguém com a capacidade de se expressar de forma mais livre e espontânea por e-mail, sms(torpedo) e messengers da vida do que quando está frente a frente com você?

Nunca encontrou um valente no virtual, capaz de dizer "mundos e fundos" e um frouxo no real?

Nunca ficou sabendo de que há aqueles que sentem mais prazer em sexo virtual do que a troca de energia com alguém ao vivo e a cores?

E dos fakes em redes sociais! Eles não são aqueles que apresentam ser, mas estão lá, interagindo e/ou fiscalizando.

Sobre a vida na internet, outro dia ouvi o cantor Léo Jaime, cantor e músico pop/rock, dizer que se você quiser arranjar confusão com sua parceira(o) é só abrir uma conta em alguma destas redes sociais.
Um “Oi”, “Bom dia” ou um “Ótimo final de semana” de um terceiro qualquer, já será o suficiente para abrir um precedente para sua companheira ou companheiro especular mil situações.

E não é verdade? Pode não ser para todos, mas pelo menos para um bom número considerável de pessoas, sim.

Falando em patrulhamento, o que dizer dos que procuram seguir os passos virtuais do amado(a) ou dos curiosos de plantão que anseiam saber com quem ele(a) anda trocando “scraps” (recados) nas redes sociais.

Ainda sobre as redes sociais, já percebeu que algumas ainda revelam uma característica para lá de curiosa. A exposição de seus membros acerca do que estão fazendo a cada segundo, minuto, hora e momento.

" Acabei de acordar com uma ressaca dos infernos. Que droga!
" Agora meu cachorro acabou de fazer uma cáca dibaixo de minha cama. ki bunitinho!"
" Amanhã irei fazer o teste para tirar carteira de motorista. Ai que medo!"


Etc…

Me chama muito atenção a necessidade que algumas pessoas tem em revelar aos outros, suas escolhas, desejos, raivas, frustrações, planos e metas.

Taí, um auténtico “Big Brother”, para todo mundo ver e saber.

Mas não estou aqui a tomar partido pró ou contra redes sociais. O fato de alguém estar ou não inserido neste novíssimo meio de interação e o que motiva estar lá é decisão de cada um.

Agora penso que reflexões valem a pena sempre serem feitas em toda e qualquer circunstância. Neste caso, poderíamos pensar em algo interessante.

Em relação a tanta hi-tecnía em nossa vida, com novidades a cada dia, poderiamos considerar alguém dependente dos mesmos sob quais sinais?

Quais os possíveis impactos e consequências desta imersão VIRTUAL em relação ao mundo REAL, sobre tudo na relação de gente para com gente?

Que tipo de pessoa você é ou se tornou?



- Como aquele(a) onde, se não atenderem uma ligação sua na hora, a impaciência e intolerância toma a frente e sua reação não é outra a não ser... " Mas que coisa gente! O que essa pessoa está fazendo que não atende logo esta ligação?


- Como aquele(a) em que, se não responderem ao seu sms (msg por celular), no mesmo minuto ao enviado, especulações mil começam a surgir?

- Chegou ao ponto em que se não der tempo de conferir um e-mail, uma “twittada”, um recado qualquer na net, algum nível de angústia e inquietação você começa a experimentar?

- Como alguém que começa a ver seu dia chato em razão de ainda não ter recebido ligação alguma, e-mail algum, ninguém ter realizado comentário algum daquela foto postada e nem ter recebido uma visitinha em seu perfil da rede social?

- Como aquela incógnita na cabeça porque ninguém ainda comentou aquela foto que você postou a mais de, longos, 3 dias em algum lugar na net?

É fato que o meio virtual pode contribuir para o estreitamento de novas relações e encurtar distâncias com pessoas que se admiram. Acho tudo isso fantástico e medonho - lembra do meu avô?

Mas é fato também que quão frágeis, sensíveis em demasia, ansiosos e fantasiosos, boa parte de nós tem se tornado nestes tempos de tantos entrelaçamentos virtuais mas com poucos traços de maturidade na luta REAL da vida.

De que lado você está, REAL ou VIRTUAL?

Que tal pensar um pouco sobre isto?
Assista este breve vídeo e a ilustração que ele traz.

Meu abraço, virtual.

Jackson Garcia – Jack
Psicanalista Clínico
http://psicanalistajackson.blogspot.com/
(Brasília, Janeiro em tarde com ventos – 2011)

6 comentários:

  1. Oi Jack! Muito legal o texto! Tenho que confessar que eu estou mais pro lado virtual que real! É um vício do qual vc vai tomando doses diárias até se tornar escravo da coisa sem perceber. O problema que eu vejo nisso é o excesso. A partir do momento que sua vida real se resume a um computador, é hora de parar e refletir no sentido real de sua existência. Acredito que a natureza da espécie humana foi feita para interagir socialmente com pessoas reais. É isso que enriquece o ser, que o faz evoluir, que amadurece os relacionamentos. Já o isolamento ou a ilusão do mundo virtual tem efeito contrário, fazendo com que o ser, em determinado momento, passe a ter medo do mundo real. E aí, quando ele se cansar de tudo isso e tentar visitar a vida lá fora, se sentirá um alienígena do próprio planeta.
    Na era das comunicações, o melhor caminho é o bom senso.
    Bjos!
    Jaque

    ResponderExcluir
  2. Grande Amigo Jack,

    Belo texto, em linguagem simples e direta vc transmitiu seu recado bem bacana!!!
    Quanto a pergunta Real x Virtual, pessoalmente posso afirmar que ja estive dos dois lados, so q comecei bem cedo, minha primeira empolgacao foi com o email, ja considerei uma ofensa nao receber uma resposta de um email enviado num prazo inferior a 1 dia, hoje estou mais light, acho q consegui achar um equilibrio, mas na definicao de alguns sou um "viciado" em tecnologia, posto que nao vivo mais sem meus iPhone ou iPad por perto, agora mesmo estou viajando e postando aqui no seu Blog.
    Quanto as Redes Sociais, particularmente acho-as um tanto quanto vazias, vc tem razao quando chama a atencao para o fato de que as pessoas postam comentarios ridiculos, pessoalmente uso as redes soh pra nao perder o contato com pessoas como vc, que num passado recente tinhamos uma AMIZADE REAL, e agora pra nao deixar isto se perder, prefiro manter pelo menos uma AMIZADE VIRTUAL.
    Eh isto, um abracao!!!

    Ueslei

    ResponderExcluir
  3. Jack querido!
    Estava lendo seu texto e me veio à mente a época em que não existia internet (eu tava lá!!). Sabe que era gostoso!Inventar brincadeiras para o tempo passar, conhecer "coleguinhas" novos e visitá-los em sua casa, olhar na caixinha do correio para ver se a amiga que foi fazer odonto "sei-la-aonde" mandou uma carta. Sinceramente acho que naquele tempo nós "seres humanos" éramos mais próximos e mais autênticos.
    Gosto muito desse "mundo virtual", afinal ele nos traz muitas facilidades. Mas acho que estamos nos escondendo atrás dele. Será que é por medo do outro?? Não sei. Algo está acontecendo... Parece que o virtual está tomando conta... Mas, e as emoções? E a profundidade dos relacionamentos? E o aconhego? E o rir junto? Tudo isso se perde por conta do virtual? Eu sinceramente acho que perder agente não perde, mas que está diminuindo está...
    Bom, deixando de lado os devaneios e respondendo sua pergunta: "De que lado você está do real ou do virtual?" Eu escolheria o real (apesar de não saber muito bem lidar com ele - você sabe bem disso). Mas como diz meu psicanalista: "Em tudo nesta vida temos que ter equilíbrio".
    Sua paciente preferida (rsrsr)
    KK

    ResponderExcluir
  4. Oi Jack!
    Gostei de sua resenha...Bem apropriada para a nossa realidade! na verdade e bom ponderarmos mesmo as coisas em tudo na vida...e como somos a geracao "ansiedade" e bom lermos textos criticos de varios angulos, abrindo os nossos olhos!!

    Abraco,

    Carmem

    ResponderExcluir
  5. Olá Jack!! vc sempre muito cuidadoso e ao mesmo tempo brilhante nas explicações, que DEUS em sua infinita bondade continue te iluminando e dando muita sabedoria para nos auxiliar.. Pois é temos que nos adaptar a seguinte frase: "Bem-vindo ao mundo real que não deixa de ser nada mais que virtual".. como diz BAUMAN em várias obras, como Identidade, A Arte da vida, Medo Líquido e Amor Líquido, devemos acompanhar a evolução de forma liquida sim, porém estamos nos esquecendo da principal parte, que é a ESSÊNCIA do ser humano, que faz bastante diferença. Penso que isso significa que muitos deixam de observar o verdadeiro valor da vida, passando a se importar somente com que está na "MODA" na "ERA",então "TO DENTRO", e o que realmente NUNCA saiu da "MODA" e da "ERA" é o amor pelo próximo aonde conseguimos destacar sua ESSÊNCIA. Evoluir sempre, regredir no amor é opcional.
    Abraços..
    Ana Paula :) - 22.01.11 - sábado - numa noite quente - em paz e confiante!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto , peço permissão para divulgá-lo no meu blog. Acho que na época que estamos, abordar o tema como você fez é de grande ajuda para quem está em busca de equilíbrio, ou nem sabe ainda que já está muito longe dele.

    Já estou seguindo o blog.

    www.desconstrucaocontinua.blogspot.com.
    www.meninasdoreino.com

    ResponderExcluir